Acerca de mim

A minha foto
Somos um grupo de alunos dedicado a divulgar as novidades no mundo da astronomia.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sondas procuram "Theia" para resolver enigma da Lua

A agência espacial americana, Nasa, informou que as sondas gémeas STEREO entraram em duas regiões misteriosas do espaço e tentam agora localizar o que restou de um antigo planeta que pode ter orbitado o Sol próximo à Terra. Se encontrar alguma coisa, os cientistas poderão resolver um dos maiores quebra-cabeças da astronomia: a origem da Lua.



"O nome do planeta é Theia", disse Mike Kaiser, cientista do projecto STEREO ligado ao Centro Espacial Goddard, da Nasa. "É um mundo hipotético, que nunca foi visto, mas alguns pesquisadores acreditam que existiu há 4.5 biliões de anos e pode ter chocado com a Terra, formando a Lua".

A "Hipótese de Theia" é uma ideia proposta pelos teóricos Edward Belbruno e Richard Gott, da universidade de Princeton e começa com a popular teoria de impacto para provar a origem da Lua. Muitos astrónomos acreditam que no início da formação do Sistema Solar, um protoplaneta do tamanho de Marte tenha chocado com a Terra. O material resultante da colisão, uma mistura de ambos os corpos, foi lançado para fora da órbita da Terra aglutinando-se, dando origem ao nosso satélite. Esse cenário explica muitos aspectos da geologia lunar, incluindo o tamanho e densidade do núcleo e a composição isotópica das rochas.

Sem comentários:

Enviar um comentário