
Este fenómeno que se repete num ciclo de onze anos é um comportamento habitual do sol na qual se dá a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar. Essas partículas podem ser electrões e protões, para além de sub-partículas como os neutrinos.

As partículas, ao entrarem no campo magnético da Terra, alteram o seu potencial eléctrico, podendo queimar estações de distribuição de luz eléctrica e danificar satélites provocar interrupções e interferências nas comunicações, nos serviços de abastecimento de electricidade, nos satélites e nos sistemas de navegação GPS.
O último ciclo que se iniciou terá o seu apogeu em finais de 2011 ou meados de 2012 e o número de manchas solares poderá oscilar entre as 90 e as 140.

Felizmente, Portugal não deverá ser afectado pelos próximos ventos solares. Os ventos ou tempestades solares não afectam, na maior parte dos casos, directamente Portugal, uma vez que o País, pela sua localização geográfica, está longe dos pólos magnéticos da superfície terrestre.
É sentido sobretudo nos Estados Unidos e no Canadá, podendo verificar-se também na Austrália e nos países nórdicos europeus.
Sem comentários:
Enviar um comentário