Acerca de mim

A minha foto
Somos um grupo de alunos dedicado a divulgar as novidades no mundo da astronomia.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Telescópio detecta a maior explosão já vista no Universo


Com auxílio do Telescópio Espacial Fermi, cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, registaram a maior explosão de raios gama já observada no Universo. Segundo o anúncio, divulgado pela revista Science, a explosão bateu todos os recordes de intensidade, energia e deslocamentos já registados.

Baptizada GRB 080916C e detectada no espectro dos raios gama, a explosão foi registada em Setembro de 2008 na constelação de Carina e de acordo com os dados colectados foi equivalente a 9 mil super novas em explosão ao mesmo tempo.

A detecção ocorreu através do instrumento LAT (Large Area Telescope), a bordo do telescópio espacial Fermi e foi registada durante 100 segundos após o seu surgimento em 16 de Setembro de 2008, à 00h12 UTC. Trinta e duas horas depois, a equipa liderada por Jochen Greiner, do Instituto Max Planck para Física Extraterrestre, da Alemanha, captou o evento em sete diferentes comprimentos de onda, através do telescópio de 2.2 metros do Observatório de La Sila, no Chile.

As observações permitiram à equipa de Greiner concluir que a explosão ocorreu a 12.2 bilhões de anos-luz da Terra e produziu pulsos de raios gama 99.99% da velocidade da luz.

"Estávamos á espera desse momento", disse Peter Michelson, principal cientista da missão Fermi junto à Universidade Stanford. "Emissões explosivas nestes níveis de energia são muito pouco compreendidas, e o telescópio Fermi é uma das ferramentas que temos para compreendê-las".

1 comentário:

  1. extremamente interessante; sobretudo a imagem do dia da nasa.

    ResponderEliminar