Acerca de mim

A minha foto
Somos um grupo de alunos dedicado a divulgar as novidades no mundo da astronomia.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Choque entre Satélites

No dia 10 de Fevereiro ocorreu algo de certo modo já esperado, dois satélites artificiais, um Norte-Americano e outro Russo colidiram violentamente no espaço.
A colisão deu-se a 790 quilómetros de altitude, sobre o nordeste da Sibéria e os destroços espalharam-se por uma área compreendida entre 500 e 1300 quilómetros de altitude.

Em 1991 e em 2005 existiram outras duas colisões, mas de proporções muito menores, pois envolviam apenas pequenos fragmentos isolados.
A poluição espacial tem vindo a aumentar, o que vai contribuir para que novos acidentes aconteçam. Antes do acidente existiam 18000 detritos espaciais e 24 horas depois do acidente foram contabilizados mais 600 novos detritos, número este que deverá ainda aumentar.
É de salientar que o telescópio Hubble encontra-se na área ocupada pelos detritos do acidente.

O lixo espacial é um problema crescente para todos os veículos em órbita, é importante termos consciência que a poluição espacial é tão importante que os outros tipos de poluição, temos de mudar as nossas mentalidades e procurar novas soluções para este problema que poderá vir a ser bastante prejudicial.

1 comentário:

  1. O ser humano tenta travar a poluição do seu próprio planeta mas continua a poluir o espaço...uma situação a lamentar...

    ResponderEliminar