Acerca de mim

A minha foto
Somos um grupo de alunos dedicado a divulgar as novidades no mundo da astronomia.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Indícios de Vida em Marte



A NASA anunciou hoje que descobriram mais metano na atmosfera de Marte e que tudo indica que o gás foi produzido por bactérias no solo marciano.

A hipótese de o metano ser de origem vulcânica foi considerada como pouco provável, porque nenhum outro gás que geralmente é expelido durante as erupções vulcânicas foi encontrado.

Além disso, o metano foi detectado em três alturas diferentes de 2003 e 2008 e em regiões muito distintas.

Na Terra sabemos que o metano é produzido pelas bactérias metanogênicas e por isso espera-se que em Marte se encontre uma espécie de bactéria que possua as mesmas características.

A NASA anunciou também que o próximo robô a ser enviado para Marte em 2011 terá ao contrário dos anteriores, a capacidade de detectar metano e até bactérias que se alimentam de metano.

Caso as hipóteses tenham fundamento, será feita uma das maiores descobertas cientificas da história!

Em Rota de Colisão

Cientistas descobriram que a nossa galáxia, a Via Láctea, se encontra em rota de colisão com outra galáxia, Andrômeda, que possui duas vezes o tamanha da Via Láctea.

Sabe-se agora que estas duas galáxias se estão a aproximar a uma velocidade de 230 mil km/h e que actualmente se encontram a 2,3 milhões de anos-luz.

Embora se saiba que estas galáxias se estão a aproximar ainda não se sabe se elas irão colidir ou apenas interagir. Isto deve-se ao facto de tudo depender da velocidade transversal de Andrômeda que ainda é desconhecida. Caso esta seja suficientemente rápida, evitará o impacto com a nossa galáxia.

Caso haja uma colisão, esta fundirá ambas numa imensa galáxia elíptica.

No entanto, isto só acontecerá daqui a pelo menos dois bilhões de anos.